domingo, 27 de novembro de 2011

BALANCEAMENTO REDOX

Aí, galera! Essa é para quem faltou a aula sábado. Explicação, LINDA, de balanceamento REDOX. DIVIRTAM-SE!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.4shared.com/document/Q1yZCOI4/REDOX.html

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PENSE NISSO!

"...E nunca considerem seu estudo como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade invejável de aprender, sobre a influência libertadora da beleza no domínio do espírito, para seu prazer pessoal e para o proveito da comunidade à qual pertencerá o seu trabalho futuro." Albert Einstein

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O amor é lindo! E a QUÍMICA também.


Carta de Amor de um Químico
Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2000.
Querida Valência:
Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irresversível entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável.
Lembro-me de que tudo começou nurârio passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, comp
artilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu carinhosamente:
"Proton, com quem tenho o praseodímio de falar?" Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nehum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.
Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição. Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar do seu cobre e acredite níquel que digo, pois saiba qe eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogrado e que me metais na cadeia.
Sinceramente, não sei por que você está a procura de um processo de separação, como se fóssemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva.
Espero que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!),
nem com o Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição. Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite,
pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial. Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumíno e estou triste porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base.
Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl.
Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.
Abrácidos do:
Leantânio
http://www.enemvirtual.com.br/prova-e-gabarito-uerj-2012/

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GUIA DE PROFISSÕES

http://vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/



Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe. Um boa forma de resolver  essa indecisão é conhecendo melhor os cursos oferecidos pelas Universidades. Procure informações no link acima. Boa Sorte!


domingo, 13 de novembro de 2011

REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=qne

UM POUCO DE GRAÇA....

http://charges.uol.com.br/chargeoke.html

DICAS DE GRAMÁTICA


A importância da língua portuguesa e suas mplicações são evidentes, mormente, na vida profissional. Basta refletir acerca da principal razão de eliminação de candidatos à vagas de emprego em determinados setores. A linguagem é o cartão de visita. Ao ouvir alguém por cinco minutos, já temos a ideia formada da formação da pessoa que está falando.

Descobrindo a vocação de Químico

http://www.humornaciencia.com.br/blog/2008/05/vocacao-quimico/José Machado Moita Neto (jmoita@pq.cnpq.br)
No estudo das diversas disciplinas do ensino médio já encontramos algumas simplificações “esclarecedoras” sobre o conteúdo das mesmas, por exemplo, “se fede é Química”. É claro que a brincadeira só é entendida por quem teve a chance de ter aulas práticas de laboratório e fez alguma experiência fedorenta, como a produção de gás sulfídrico.
A Química tem diversas subáreas que podiam ser caricaturadas por algum aspecto de seu fazer próprio. Obviamente as nossas digressões não servem de orientação na escolha da melhor área mas podem ser “esclarecedoras” na especialização dos futuros químicos.
Caso você seja um perfeccionista, gosta de pesar e medir tudo e de checar cada coisa nos mínimos detalhes, então você pode ser um Químico Analítico. Mas não basta ser chato, é preciso entender de estatística e dominar todas as técnicas de laboratório e as técnicas instrumentais de análise.
Dentro da Química Analítica também tem suas subdivisões mas nem me arrisco a descobrir quais são elas. A principal preocupação dos analíticos é com a água que usam: destilada, bidestilada, deionizada, água de Milli-Q, etc. A água tratada da torneira não serve nem para enxaguar as mãos.
Caso você sinta um prazer especial quando passa em posto de gasolina, visita o sapateiro ou assiste alguém tirar o esmalte das unhas, sua vocação é Química Orgânica. Esta área da Química é a que mais trabalha com solventes. Mas cuidado, cheirar solvente demais destrói a mucosa nasal. Além disso, alguns solventes são brochantes.
Dentro da Química Orgânica, ainda tem outras subdivisões. Ouvindo a conversa de Químicos Orgânicos ficamos apenas adivinhando o que eles fazem em laboratório. Por exemplo, quem só fica falando em oxidar o anel, deve trabalhar com Síntese. Quem fica discutindo a diferença entre uma cadeira e um barco, gosta de Estereoquímica. Quem tem “problema de coluna”, trabalha com Produtos Naturais.
Caso você queira fazer a mesma coisa dos Químicos Orgânicos, mas prefere vaguear por outros pontos da tabela periódica, você pode ser um Químico Inorgânico. O inorgânico, além de trabalhar com síntese e caracterização, dedica-se a criar nomes pomposos para aquilo que fazem. Por exemplo, Química Supramolecular, Nanotecnologia, Química de Materiais, Química do Estado Sólido, etc.
Caso sua matemática dê para o gasto, seu entendimento de física ultrapasse os de Newton, você pode ser um Físico-Químico. Ou seja, alguém que poderia ser físico ou engenheiro, mas optou mesmo foi pela Química. Além de saber a teoria que todas as outras áreas da Química utiliza, você deve saber fazer medidas em laboratório.
Caso você tenha medo extremo de laboratório ou seja completamente desajeitado, você pode virar um Químico Teórico ou Computacional. Ninguém vai acreditar, que aquilo você faz é Química. Então, é bom procurar interagir com outros colegas “experimentais” para ter alguma credibilidade futura.
Deixando de lado as brincadeiras, a Química é uma ciência central pelas suas múltiplas interfaces que tem com todas as outras ciências e principalmente com a tecnologia usada em nossa sociedade. As divisões dentro da Química são mais didáticas que efetivas, principalmente na pesquisa. O Químico deve gostar de todas as áreas.
Numa operação de tratamento de água para consumo humano, encontramos as teorias da físico-química, as medições da química analítica, as reações com compostos orgânicos e o uso de compostos inorgânicos. Toda a Química está junta para servir a comunidade.